Sunday, May 18, 2008

Diamantes são eternos

A economia é realmente um negócio curioso. Quando pensamos que tudo no mundo tem um valor estabelecido por nós mesmos, ficamos intrigados pelo porquê de uma gostosa refeição italiana custar $3,90 aqui e mais de $100 reais aqui. Mas a resposta é simples, meus caros amigos. A culpa é e sempre será do marketing.

Tome como exemplo os diamantes. Mas aí vocês vão dizer: Como assim, Tico? Um diamante é caro porque é raro, difícil de lapidar e muito duro! - é aí, que vocês se enganam, zigotos de empreendedores. Os diamantes podem ser caros por esse motivo mas apenas são caríssimos pelo simples fenômeno da oferta e demanda aliado a uma poderosa gestão de marketing.

Nos anos 40, a moda era dar como alianças pedras exóticas como os rubis e esmeraldas. Eram coloridos, combinavam com as roupas, com os olhos, puro luxo. Foi aí que a DeBeers, o maior cartel de controle de diamantes brutos do mundo, teve uma grande idéia. Lançou uma famosa campanha que possuía o seguinte slogan: "Diamantes são para sempre". Conhece essa frase? É que ela acabou virando um atributo do produto de tão repetida! A campanha dizia que diamantes sim, que custavam dois meses do seu salário, é que exprimiam seu verdadeiro amor pela sua noiva. Estava armada a demanda desenfreada por diamantes.

Mas depois que todos comprassem muitos diamantes, como acabar com o mercado secundário? A boa e velha compra e venda particular, o popular escambo? Simples, a campanha seguiu encorajando as pessoas a tratar seus diamantes como relíquias de família. Algo que nunca perderia seu valor e que só deveria ser vendido em situações extremas. Voilá!

O que ninguém pode dizer é que os diamantes não são pedras extremamente bonitas e que querendo ou não, são realmente os melhores amigos de uma garota:



Aquele abraço!

1 comment:

Anonymous said...

Belos Labels.
Belo post.
QSE não dá perceber que é por interesse próprio para promoção própria, qse me enganou.
Qse.