Muitas profissões estão com seus dias contados. Aquelas mais técnicas, que um simples programa de computador ou um robô podem fazer, perecerão com o tempo. Outras, com o maior acesso às informações que as pessoas possuem, vão perdendo gradativamente suas importâncias. Um caso desses se dá com o jornalismo.
Outrora uma grande profissão, o jornalismo era o lugar das pessoas formadoras de opinião, pois tinham acesso facilitado às informações e sabiam tudo antes de todos. Contudo, com o advento da internet, Web 2.0, consumer generated content e todas essas outras merdas, pessoas comuns foram mostrando as asinhas como jornalistas. E estes profissionais, antes importantes, foram perdendo seus espaços. Como acontece, por exemplo, com a revista de turismo Everywhere.
Ainda não disponível no Brasil, esta revista, já em sua 3ª edição, possui todos os seus artigos feitos por "gente como a gente". A diferença entre essa revista e outras que são geradas por leitores, é que a Everywhere é mais interativa que qualquer uma, pelo simples motivo de que todas as matérias são deixadas no site e as mais votadas do mês - pelos usuários - entram na revista.
Revistas com essa iniciativa vão crescer cada vez mais com o tempo, pois conteúdo gerado pelo consumidor é uma tendência que veio para ficar.
Aos jornalistas só resta dizer, boa noite e boa sorte.
Hasta!
1 comment:
mentira.
Post a Comment