Monday, March 17, 2008

Curta aí - Palíndromo

Caros leitores, é com imenso prazer que anuncio que este blog terá uma coluna semanal sobre cinema, mais precisamente sobre curtas. Curta-metragens não chegam com facilidade até o grande público e sempre ficamos pastando sobre essa vertente do cinema, que geralmente é o passo inicial dos grandes diretores de hoje em dia. Salvo o Festival de Curtas de São Paulo, que é muito mal-divulgado, não temos muitas chances de assisti-los na telona. Portanto, passarei alguns curtas que conheço e, se vocês souberem de algum, me passe o link que, com certeza, aparecerá aqui.

Para dar início a este post, começarei com um dos melhores curtas que já vi. "Palíndromo" (2002), é de Philippe Barcinski, que dirigiu recentemente seu primeiro longa, "Não por Acaso" (2006), com Xerxes no elenco. O longa é um bom filme de estréia. O curta é uma obra-prima da originalidade e história bem contada, pois tenta quebrar toda a linearidade do cinema. E fazer isso é uma senhora ruptura, pois até aquela época, só "Amnésia" (2000), de Christopher Nolan, tentou com certo sucesso esta quebra.

Para aquele que não sabem, palíndromo é uma frase ou palavra que pode ser lida de trás para frente, como em "soccoram-me! Subi no ônibus em Marrocos". Entender o que é isso é de fundamental importância para o filme.

Façam as pipocas e se ajeitem na cadeira, que o filme já vai começar. Semana que vem teremos mais.



Hasta!

Obs: queria mandar um abraço especial para o pessoal de Vilnius, na Lituânia. Obrigado pelo carinho especial.

No comments: