De uns tempos para cá, a Academia têm mudado seus hábitos e votado em filmes mais, digamos, fora dos padrões vigentes, que era o-herói-fudido-que-triunfa. Não que esse padrão antigo seja ruim, mas, já estava ficando enjoativo. Desde o Oscar 2004, em que "Cidade de Deus" (foto)

Em 2007, ocorreu o grande "boom" da Academia: os filmes "oscarizáveis" não possuíam mais nenhum poder e foram indicados a pequenos prêmios de consolação. Labirinto do Fauno, Babel, Os Infiltrados, Pequena Miss Sunshine, enfin, vários filmes diferentes deram o tom da festa. Seria esse o sinal definitivo que a Academia mudou seu modo de escolher filmes? Bem, pelo visto, parece que sim.
Voltando ao início do post, esse domingo teremos o Oscar. E quais são os filmes mais indicados para a premiação? Vamos ordenar os cinco maiores indicados - notem que não estou falando os indicados ao melhor filme -, para assim depois explicá-los:
1- Onde Os Fracos Não Têm Vez (8 indicações)
2- Sangue Negro (8 indicações)
3- Desejo e Reparação (7 indicações)
4- Conduta de Risco (7 indicações)
5- Ratatouille (5 indicações)
1- "Onde Os Fracos Não Têm Vez" (No country for old men, 2007)

2- "Sangue Negro" (There will be blood, 2007)
Puta que o pariu! O que a tradução fez com o título deste filme? Mas, tud

3- "Desejo e Reparação" (Atonement, 2007)

O mais "oscarizável" dos filmes. Uma história de amor, que supera todos os obstáculos para morrer na praia. O filme é fantástico e a fotografia, deslumbrante. As atuações de Keira Knightley (se revelando mais que um rostinho bonitinho) e James McAvoy (o médico de "O último rei da Escócia") elevam o filme e o deixa mais do que uma simples história de amor e guerra.
4- Conduta de Risco (Michael Clayton, 2007)
Outro filme que foge da antiga regra hollywoodiana, mas não da nova, que parece

5- Ratatouille (Ratatouille, 2007)
Uma animação - incrível, por sinal - entre os mais indicados. Ponto.

E ainda temos para esta premiação "Juno" - o novo "Pequena Miss Sunshine" -, "A Borboleta e o Escafandro" - o novo "Mar Adentro" - e "Piaf, um Hino ao Amor" - o novo "Ray". Com tantos filmes que fogem dos padrões convencionais de Hollywood, a Academia vem mostrando que está se modernizando. Agora é esperar para ver.
Hasta!
1 comment:
Lindo post, Nico!(hehe...)
Quanto ao Sangue Negro, nem preciso falar nada né?
Adoro vocês meninosss...leio tudo que vocês escrevem, olha a responsa, heim?
Beijooos
Post a Comment